10 passos para uma vida saudável

quinta-feira, 11 de junho de 2015
Fonte: http://alimentese.net/10-passos-para-uma-vida-saudavel-passo-1/

1º Passo: Você sabe que está comendo errado ou a mais??     

E você come para viver ou vive para comer? Se pensa que come para sobreviver - vem logo àquela imagem das saladas sem graça que come "quase" todos os dias. Ter uma saúde de ferro é ter equilíbrio entre a mente e o corpo e para nosso organismo funcionar de maneira correta, temos que abastecê-lo com o combustível certo. Vamos nos conscientizar o porquê de consumir certos alimentos e o que tal alimento causa de bom ou ruim no organismo. 


2º Passo: Saber o que quer

Para o alcance de uma vida saudável é necessário: perder peso, manter o peso e se alimentar corretamente.
Para se ter uma alimentação saudável, é preciso sair da rotina e começar a frequentar as feiras livres, feiras de produtos orgânicos, mercado públicos etc, para que você conheça o que é um rabanete, uma rúcula, o espinafre, a batata-salsa. A alimentação saudável é sinônimo de variedade.


3º Passo: Entendendo seu metabolismo     

O que é? É toda e qualquer reação química que gaste energia para produzir ou alterar as moléculas. Quanto menor o gasto calórico, menor será a energia gasta e mais calorias ficarão armazenadas no corpo. Uma boa dica para o metabolismo funcionar bem é praticar exercícios e consumir refeições menores. 


4º Passo: Alimentação: Hora de mudar

O café da manhã é muito importante para ativar o nosso metabolismo. Abuse da mesa farta, com frutas, pães integrais, queijo branco, sucos naturais, leite desnatado com café e adoçante. 
Com esse banquete e depois de 3 ou 4 horas vem o almoço,a refeição mais esperada. Faça um prato simples, como por exemplo: alface americana, agrião, pepino japonês, tomate , cenoura. Escolha as saladas que gosta e use a metade do prato com elas, o resto complete com arroz integral, feijão preto e bife acebolado. 
No jantar, escolha os sanduíches com  pão integral , blanquet de peru e tomate. 
Os lanches  são importantes e devem ser entre as principais refeições, que pode vir a ser: uma vitamina, um iogurte, uma fruta, uma barrinha de cereal ou um suco de frutas. 
Tome muita água ao longo do dia, ao menos 2 litros. 
Evite frituras e tomar líquidos junto com a refeição do almoço ou jantar, para evitar o estufamento e a lenta digestão.


5º Passo: exercício físico

Quando se começa a exercitar, os músculos sugam mais energia do que o normal , o metabolismo é exigido a transformar  a  gordura armazenada em energia. Assim, os exercícios como corrida, caminhada e natação (aeróbicos) junto com os exercícios de força (musculação) são aliados para a perda de peso. 



6º Passo: Escolher os alimentos

O mercado municipal ou a feira livre são os melhores lugares para comprar alimentos, como verduras e frutas, poi estão mais frescos. Opte pelas frutas da época, por serem mais baratas e por terem maior concentração de minerais e vitaminas. Fique atenta se as frutas estão rachadas ou de cor alterada, e quanto às verduras, veja se as folhas estão verdes escuras e frescas, descarte as murchas ou molengas. 

7º Passo: O que comer antes e depois do exercício físico


É errado pensar que ficar sem comer antes de se exercitar faz com que queime mais calorias. O organismo depois de um tempo, começa a queimar músculo pra fornecer energia para o exercício. Se pratica atividade antes das principais refeições, faça um lanche com pão, biscoito,barra de cereais e frutas (carboidratos) e descarte as gorduras  e as proteínas (leite, queijo, iogurtes). 
Após o exercício hidratar é a melhor pedida.
Prefira alimentos com carboidratos de alto índice glicêmico: banana, abacaxi, uvas passas, melancia, macarrão, arroz. E de proteínas: soja, quinoa, queijos brancos, carnes de aves e peixes. Sendo uma porção de proteína para duas ou três porções de carboidratos.
8º Passo: Beber água

Não se pode fugir dela, ela reduz a sensação de fome, ajuda a desintoxicar, melhora a pele, as unhas e a não retém sódio. Deve-se ingerir 2 litros no mínimo e alternar com sucos naturais ou chás, ou na ingestão de  frutas com água, a melancia, o melão, a  maçã, o pepino etc.
As refeições podem ser acompanhadas por no máximo um copo de água, sem correr o  risco de atrapalhar a digestão. É  importante não esquecer de olhar sempre para sua urina, pois quanto mais escura mais água você precisa.
                                                                                                                                                                                                                                           
9º Passo: Alimentação saudável x exercício - Motivação

A vontade de comer alimentos saudáveis e a prática de exercícios, devem ser conscientizados com a melhor naturalidade possível. A escolha é sua!!

10º Passo: Passos para uma vida saudável

De que adianta ter um corpo perfeito e não ser feliz? Ter uma saúde de ferro e não aproveitar a vida? Alimentar-se bem, viver com vontade e desejar uma vida sempre melhor!
Seja feliz!! 

 

Por uma vida mais leve Copyright © 2013 Design by Cali Criativa