Tarefa 11 - Diferencie fome, vontade e desejo de comer

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Hoje, a tarefa é um pouquinho mais difícil. Você irá aprender a tolerar a fome.

Você está preocupado com a sensação de fome? A anciedade atrapalha em muito por nos dificultar a pensar se poderemos, de fato, tolerar a fome.

Quando as pessoas que lutam para emagrecer ficam com fome, frequentemente tem sensações intensas de fome. Podem ser como uma emergência. Toda a atenção se concentra no seu desconforto - e em quando e onde elas irão comer. Essas pessoas começam a pensar que não serão capazes de tolerar tanto desconforto.

Se você já passou por uma situação parecida, é importante aprender que pode tolerar a fome. Quando efetivamente se convencer disso, a fome não vai ter toda essa proporção. Ao sentir fome fora do horário do almoço ou do lanche, você será capaz de dizer a si mesmo: “Paciência, eu gostaria de comer agora, mas tudo bem, eu posso esperar”.

A tarefa de hoje irá ajudá-la a ver que você pode tolerar a fome e também que ela vem e passa.

A proposta é que hoje (ou um dia destes, você pode escolher o que se adapta mais à sua agenda), propositadamente, você pule uma refeição (não faça esta tarefa se estiver impedido por uma restrição médica, como diabetes, que requer que você coma regularmente).

Pular uma refeição propositadamente provará algo: definitivamente, você não tem que comer quando está com fome. O fato de querer comer não significa que você deva sempre comer.
Essa é uma das coisas mais importantes que você tem que saber se quiser emagrecer e nunca mais voltar a engordar.

Você, definitivamente, não tem que comer só porque está com fome.
O fato de querer comer não significa que deva sempre comer.

O QUE FAZER

Escolha um dia desta semana para praticar a “tolerância à fome”.
Se você acha que a experiência vai ser muito desafiadora, escolha um dia em que estará mais ocupado e que saiba que não irá encarar difíceis estímulos para comer.

Para ajudá-lo a colocar o desconforto da fome em perspectiva, reflita sobre experiências desconfortáveis que não tenham relação com a fome.

Utilize Escala de Desconforto e a preencha de forma que “O” represente uma situação na qual não tenha experimentado desconforto e “10” represente o maior desconforto que já sentiu.


Escala de Desconforto
Zero representa uma situação em que você não tenha enfrentado nenhum desconforto e 10, a situação na qual tenha enfrentado um desconforto extremo.
Nível de Desconforto
Situação

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Estar em casa
…………………………………
Atividades domesticas
…………………………………
Navegando na internet
…………………………………

Redes sociais
...………………………………
Ir à praia
…………………………………
Lugares com  muita gente
…………………………………
Assunto relacionado à  dietas
…………………………………
Doença do meu pai
…………………………………
Situação financeira
…………………………………
Aproximação do fim de ano
…………………………………
Atual situação familiar
…………………………………
Obra parada

Você usará essa escala para medir o grau de desconforto com a fome durante o dia em que decidiu não almoçar. Não deixe de fazer esta escala. Você irá utilizá-la também na tarefa de amanhã.

PASSANDO FOME

No dia em que for praticar a sensação de fome, registre no Cartão de Desconforto da Fome a medida do desconforto que está sentindo. 

A tarefa fez com que você observe que seu desconforto com a fome não ultrapa grandes o níveis e que você é absolutamente capaz de tolerar a fome.
No dia escolhido, tome o café da manhã e propositadamente não coma mais nada até o jantar.
Na hora em que se costuma almoçar, calcule o quanto você se sente desconfortável (não quanta fome está sentindo) e escreva o grau de desconforto no seu cartão. Continue anotando, de hora em hora, no Cartão de Desconforto com a fome, o quanto está se sentindo desconfortável em ficar sem comer. Além disso, compare o desconforto entre o momento atual e uma hora atrás em termos de mais baixo ou mais alto.


Cartão de Desconforto com a Fome
Hora
Nível Atual de
Desconforto (0 – 10)
Taxa de Desconforto Durante a Última Hora (0-10)
12:00


13:00


14:00


15:00


16:00


17:00


18:00







 

Por uma vida mais leve Copyright © 2013 Design by Cali Criativa