Tarefa 40 - Enriqueça sua vida

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Parte do livro:
(...) Resumindo o livro: Muitas  pessoas  imaginavam que o certo seria deixar sua vida em suspenso até que emagrecessem.
Margarida é um bom exemplo. No início  perguntei-lhe como seria a vida, para ela, caso estivesse magra. Ela me disse que, quando atingisse suas metas, tiraria férias, trocaria todo seu guarda-roupa, teria encontros (ela era divorciada) e procuraria um novo emprego.
"Por que você não começa afazer algumas dessas atividades agora?", perguntei.


Maggie me olhou espantada. "Você quer dizer, enquanto estou deste tamanho?"
"Isso mesmo, porque você tem de esperar?" Perguntei.
“Você está falando sério?" disse ela. "Não posso fazer essas coisas agora. E é porque quero fazer tudo isso que estou fazendo dieta".
Depois dessa nossa conversa, Margarida conseguiu enxergar como o fato de que enriquecer sua vida agora, facilitaria, de fato, seu emagrecimento.
Assim que ela desenvolveu novos interesses, envolveu-se em atividades prazerosas e se sentiu mais eficaz, seu humor se elevou, ela focalizou outras coisas além da comida e adquiriu mais energia mental para fazer dieta.
Você adia enriquecer sua vida, como Margarida?
Veja como você pode começar a fazer sua vida melhor a partir de hoje.

FAÇA AGORA
Separe pelo menos 10 minutos hoje durante os quais você não será interrompido ou distraído.
Então, faça o seguinte:
  • Pegue seu caderno de dieta.
Faça uma lista de metas que você pretende conquistar antes ou depois de emagrecer. Você está querendo mudar seu trabalho, de algum modo? Aprimorar seus conhecimentos de informática? Frequentar um clube? Conhecer novas pessoas? Aumentar o relacionamento com a família ou amigos? Encontrar um passatempo? Viajar?
Olhe para sua lista. Veja, dentre as metas "para depois que emagrecer" quais poderiam ser iniciadas já.
  • Escolha uma delas. Anote as estratégias necessárias para realizá-la.
  • Pegue um calendário e escolha uma data para, pelo menos, dar o primeiro passo. Se estiver em dúvida em como trabalhar para alcançar a meta, peça ajuda à família ou aos amigos. Agende no seu calendário quando irá consultá-los. Ao fazê-lo, você aumenta a probabilidade de prosseguir e montar um plano. Enquanto você agenda as atividades, fique atento aos pensamentos sabotadores. Por exemplo, se sua meta for procurar um novo emprego, você poderá pensar “Se não der certo? E se eu não gostar?” Se sua meta for ser mais sociável, você pode ter pensamentos como estes: "E se ninguém quiser passar mais tempo comigo?” Responda aos seus pensamentos sabotadores de duas maneiras: faça uma lista de vantagens e desvantagens de fazer esta mudança em sua vida e utilize a Técnica das Sete Perguntas (Dia 27) para avaliar suas preocupações.

 

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